

NOTÍCIAS
31 DE OUTUBRO DE 2013
Presidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia Regional São Paulo palestra sobre anafilaxia
Na última sexta-feira, 25, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema, recebeu o presidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia Regional São Paulo, Dr. Clóvis Galvão, para falar sobre o tema "Anafilaxia". Muito clara e objetiva, a conferência fez parte do II Simpósio de Alergia e Imunologia da Suprema e encantou tanto os estudantes presentes, como também o coordenador da Pós-Graduação de Alergia e Imunologia, Professor Fernando Aarestrup. Segundo o professor, os estudantes demonstraram um grande interesse no assunto, principalmente devido à alta incidência de casos de choque alérgico, sendo, infelizmente, muitos deles fatais. "A grande maioria relatou que, com o conhecimento adquirido, terão capacidade de atender pacientes nos serviços de emergência que apresentarem quadro de reação anafilática, podendo salvar a vida de muitas pessoas".
Sobre o tema, o Dr. Clóvis Galvão afirma que o choque alérgico é a forma mais grave da anafilaxia, podendo existir reação anafilática sem o choque. "A reação é generalizada, ou seja, envolve mais de um órgão afetado. Isso que dizer que o paciente pode ter um sintoma respiratório e outro cardíaco ao mesmo tempo. A reação é imediata, então, por exemplo, ao ser exposto a um medicamento ou alimento, o paciente alérgico vai ter uma reação em torno de 15 minutos, podendo evoluir rapidamente e até ser fatal." Dessa forma, Galvão chama a atenção da comunidade médica, dizendo que se nesse primeiro episódio o paciente for corretamente atendido, levado para o atendimento médico a tempo, ele vai ter uma chance maior de sobreviver. "É de suma Importância que o socorrista saiba bem disso, pois é este que vai socorrer a pessoa que estiver em choque anafilático. É essencial divulgarmos esta informação em todas as áreas da saúde", ressalta.
A estudante do 3º período de Medicina, Amanda Vieira, esteve presente no I Simpósio no ano passado e pela boa experiência que teve resolveu voltar neste ano. "A palestra do Clóvis foi ótima e muito clara. No período que vem vou ter a disciplina de imunologia, então com certeza já vou chegar com uma boa noção", conta.
Além da palestra, também foram apresentados trabalhos em forma de pôsteres que, segundo o professor Aarestrup, deixaram o Dr. Clóvis Galvão impressionado com o alto nível dos estudantes, ressaltando a pertinência dos temas expostos.
Ainda de acordo com o professor Aarestrup, a mensagem que ficou guardada sobre a palestra proferida pelo Dr. Galvão foi o fato de que "reconhecer e tratar uma reação anafilática pode decidir a sobrevivência de uma pessoa". Desse modo, os estudantes presentes certamente terão uma formação profissional que possibilita o diagnóstico e o tratamento das reações anafiláticas.


